Perspectiva Isométrica
3 participantes
Página 1 de 1
Perspectiva Isométrica
Você, quadrinista formado que teve aulas disso deve estar pensando. No que isométrica pode ajudar nos quadrinhos? Já que é uma perspectiva das mais simples, não tem ponto de fuga, não tem linha de horizonte.
Um exemplo de perspectiva isométrica:
Quadrinistas profissionais já fizeram uso dessa perspectiva, quer ver exemplos?
exemplo (1) USO DE ISOMÉTRICA POR JIM STARLIM EM DREALDSTAR, O GUERREIRO CÓSMICO. (EPIC) MCG/DRST 3 1983-EP3/1 Pg5
exemplo (2) Akira no,8 de katsuhiro otomo, editora globo, pagina 50 quadro 1
exemplo (3) USO DE ISOMÉTRICA POR David Gibbons em Watchmen, parte 5 de 12, dc comics 1999, editora abril pag 13 quadro 4
Está vendo, mesmo gente fera usa deste recurso. Então vamos ver como ela funciona... passo a passo :
Na isométrica existem tres angulos que vcs podem medir com régua ou escala, pois a imagem não fica pequena com a distância, veja aí:
Ok... um exemplo de isométrica em jogo e deixamos para um outro dia a parte da teoria pesada.
Um exemplo de perspectiva isométrica:
Quadrinistas profissionais já fizeram uso dessa perspectiva, quer ver exemplos?
exemplo (1) USO DE ISOMÉTRICA POR JIM STARLIM EM DREALDSTAR, O GUERREIRO CÓSMICO. (EPIC) MCG/DRST 3 1983-EP3/1 Pg5
exemplo (2) Akira no,8 de katsuhiro otomo, editora globo, pagina 50 quadro 1
exemplo (3) USO DE ISOMÉTRICA POR David Gibbons em Watchmen, parte 5 de 12, dc comics 1999, editora abril pag 13 quadro 4
Está vendo, mesmo gente fera usa deste recurso. Então vamos ver como ela funciona... passo a passo :
Na isométrica existem tres angulos que vcs podem medir com régua ou escala, pois a imagem não fica pequena com a distância, veja aí:
Ok... um exemplo de isométrica em jogo e deixamos para um outro dia a parte da teoria pesada.
Arteiro Verde- Mensagens : 11
Data de inscrição : 29/07/2009
Para concluir, a parte da teoria pesada que eu prometi.
Já teve quadrinista que usou isométrica... a isométrica ajuda em vários casos. Principalmente quando a casa ou o veículo está sendo visto de cima. Em vista aérea. Isto porque objetos distantes tem um fenomeno curioso, a deformação tende ao infinitesimal. Por isso pode ser bem trabalhado a isométrica. Uma multidão de pessoas vistas do alto do prédio podem ter o mesmo tamanho e parecer bem em uma isométrica. Os carros e postes não sofrem dificuldade. Por isso muitos jogos de estratégias viram uma boa saída neste recurso, jogos como César e outros de construir cidades medievais enfrentando batalhas com exércitos e veiculos elaborados. Construindo cidades etc.
O princípio é totalmente métrico. Pense no objeto a ser representado como dimensões... comprimento, é uma dimensão:
Com a altura temos elementos suficiente para fazer uma figura plana, como um sujeito de frente. Temos duas dimensões. Desenhei um quadrado usando as duas dimensões:
E a largura, ou profundidade temos as 3 dimensões:
esta seria a perspectiva cavaleira
Inclinando a largura teria uma elipse mais interessante e estaria trabalhando com a isométrica. Depois eu coloco a malha da perspectiva isométrica, uma delas, pois podemos inclinar a largura e o comprimento conforme a nossa necessidade.
Veja, este mastro fiz usando a isométrica:
Já ouvi falar de malha de perspectiva? São umas linhas que orientam nos nossos traços de cenários.
Como isométrica trabalha com dois angulos, uma malha de isométrica seria algo pouco util, esquadros de 30 graus já dão conta do recado, mas para quem quizer a malha, aí está:
As linhas estão inclinada a 30 graus em relação a horizontal, com esta malha é fácil fazer um mapa 3 d, por exemplo, as alturas podem ser levantadas de qualquer ponto da malha, porém não sofrem deformação com a distancia. Tal fenomeno só aconteceria se o objeto estivesse sendo visto de grande distancia com um telescópio de grande potencia. Mas como já estamos acostumado a ver fotos satélites temos várias referências visuais.
Vou parar por aqui, pois muitos artistas são preguiçosos para ler fórum, pois pouca coisa do que é escrita é útil... mas acreditem, o que eu escrevo é util e pode ser aproveitado. Até a proxima
O princípio é totalmente métrico. Pense no objeto a ser representado como dimensões... comprimento, é uma dimensão:
Com a altura temos elementos suficiente para fazer uma figura plana, como um sujeito de frente. Temos duas dimensões. Desenhei um quadrado usando as duas dimensões:
E a largura, ou profundidade temos as 3 dimensões:
esta seria a perspectiva cavaleira
Inclinando a largura teria uma elipse mais interessante e estaria trabalhando com a isométrica. Depois eu coloco a malha da perspectiva isométrica, uma delas, pois podemos inclinar a largura e o comprimento conforme a nossa necessidade.
Veja, este mastro fiz usando a isométrica:
Já ouvi falar de malha de perspectiva? São umas linhas que orientam nos nossos traços de cenários.
Como isométrica trabalha com dois angulos, uma malha de isométrica seria algo pouco util, esquadros de 30 graus já dão conta do recado, mas para quem quizer a malha, aí está:
As linhas estão inclinada a 30 graus em relação a horizontal, com esta malha é fácil fazer um mapa 3 d, por exemplo, as alturas podem ser levantadas de qualquer ponto da malha, porém não sofrem deformação com a distancia. Tal fenomeno só aconteceria se o objeto estivesse sendo visto de grande distancia com um telescópio de grande potencia. Mas como já estamos acostumado a ver fotos satélites temos várias referências visuais.
Vou parar por aqui, pois muitos artistas são preguiçosos para ler fórum, pois pouca coisa do que é escrita é útil... mas acreditem, o que eu escrevo é util e pode ser aproveitado. Até a proxima
Arteiro Verde- Mensagens : 11
Data de inscrição : 29/07/2009
Re: Perspectiva Isométrica
O artista que vier aqui dizer que isso aí é inútil VAI TOMAR UM TAPA NAS VENTA PRA CRIAR VERGONHA NA CARA!!!!!
Continua postando daí, que eu continuo acompanhando daqui.
Continua postando daí, que eu continuo acompanhando daqui.
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|