Perspectiva com um e dois pontos de fuga.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Perspectiva com um e dois pontos de fuga.

Mensagem  Arteiro Verde em Sab Ago 01, 2009 2:46 am

No tópico da isométrica eu comentei que não existia ponto de fuga.
Não sei se também disse, na isométrica a linha de horizonte tambem não existe, então quando fizer isométrica, infelizmente a lua, o sol, o céu, não vão aparecer. O desenhista vai estar vendo as coissa de cima para baixo. O mesmo acontece com a perspectiva cavaleira.
Mas agora vamos ver uma outra perspectiva, mais complicada que as duas citadas no parágrafo anterior. A perspectiva ótica. Que se subdivide na perspectiva do arquiteto que pode ser de um ponto de fuga ou de dois ou até de três, perspectiva curva, etc. Neste tópico vamos falar de um dois pontos de fuga, que é o que interessa ao quadrinista neste momento. Mas chega de anúncio e vamos ao que interessa. cheers
Antes do ponto de fuga atenção ao que é mais importante de tudo: Definir a linha do horizonte.
Pode desenhar prédios, carros e cenários. Definir uma linha de horizonte é muito importante.
Aqui está ela, a linha do horizonte, ela fica na horizontal. O sol nasce nela. Está a nossa volta na altura dos nossos olhos. Vc está em cima de um pico, lá no cume do Everest, e o horizonte está na altura de seus olhos. Vc está na Estação Espacial Internacional, a 400 km de altura, e ela tá lá, infalível, na altura dos olhos. Deixa eu desenhar ela de novo.
E todas as linhas que ficam num plano horizontal, como peitoril de janelas, as faixas de campo de futebol, laterais de mesas de bilhar são traçadas ou paralelas a linha do horizonte ou são linhas que se forem continuadas coincidem num ponto nesta linha do horizonte.
Olhem a moça do desenho debaixo? A observadora é ela... o olho dela está na altura do observador. Se tiver uma pessoa mais baixa que ela vai estar abaixo daquela linha.
agora vamos dizer que o olho desta observadora está a 1 metro e meio, 150 cm do chão.
A linha do horizonte para ela estará a 1 metro e meio a partir do pé dela.

Então vamos descobrir a distância de 1 metro

fácil não?
É só dividir o tamanho em três, consegue medidas de 50 cm.
Depois, com uma reta inclinada a 45 graus transfere a medida para os pés dela.

Arteiro Verde

Ver perfil do usuário

Re: Perspectiva com um e dois pontos de fuga.

Mensagem  Arteiro Verde em Sab Ago 01, 2009 2:49 am

Fazendo as divisões e projetando temos agora no piso a medida nos pés dela.

Se repetir essa medida para o lado, tem mais um metro ao lado.
Mas agora que vem a parte legal.
Saibam que todas as linhas horizontais fogem para algum ponto no horizonte.
Então vamos escolher um ponto no horizonte, qualquer um. E fazer uma linha a partir dos pontos do pé da moça até esse ponto.

Todas essas linhas que fogem no mesmo fuga, e partem de um em um metro são paralelas e estão no mesmo chão que a nossa personagem está.

Agora vamos relembrar, usamos o ângulo de 45 graus para projetar a altura em uma linha horizontal aos pés dela. Lembram?
Não???
Relembrando:

Então pensem comigo. As linhas inclinadas estão inclinadas num angulo de 45 graus. É o mesmo ângulo da diagonal do quadrado.
E o que isso tem a ver???
bão, elas são paralelas, essas linhas estão no mesmo angulo e estão paralelas... então o que aconteceria se as linhas estivessem desenhadas no piso onde está a moça?
Elas fugiriam para a linha do horizonte também.
Vamos representar essa linha com vermelho.

Arteiro Verde

Ver perfil do usuário

Mensagem  Arteiro Verde em Sab Ago 01, 2009 2:50 am

É chamada de ponto diagonal porque as linhas de 45 graus são as mesmas de um quadrado e se chamam diagonal,

também é chamado ponto de distancia porque se refere a distancia do observador ao objeto retratado.

Imagine que vc está vendo uma paisagem por uma janela, e com uma caneta de retroprojetor está desenhando nesse vidro o que está vendo. A distância dos teus olhos até o vidro desta janela é a distância do ponto de fuga ao ponto de distancia,por isso que é chamada tambem de distância.
Nesse caso o plano de perspectiva está há 4 metros do observador.

Quadrinista, preste atenção a isso, se você não der importância a essa questão, tanto da linha de horizonte quanto da distancia dos dois pontos , tua perspectiva vai ficar com projeção de olho de peixe, deformado, como na fotografia, para tirar uma boa foto tem que se distanciar do objeto, se tirar a foto de perto precisará de uma lente de grande angular ou olho de peixe, pois a distancia que o observador estiver objeto desenhado será pequena e isso causará uma deformação, essa distância é regulada pelo afastamento dos dois pontos citados na linha de horizonte.
Não que isto esteja errado, como escrevi no paragrafo anterior, isso acontece com uma foto tambem, quando retratramos algo de muito perto. Depende do objetivo psicológico do desenho. Razz
Depois entramos em detalhes. Very Happy

Arteiro Verde

Ver perfil do usuário

Mensagem  Arteiro Verde em Sab Ago 01, 2009 3:04 am

Esta caixa de mensagem é um pouco pequena, talvez não apareça a imagem inteira, ficará cortada na lateral esquerda se a resolução de seu monitor for padrão. Se isso acontecer basta clicar na imagem para vê-la inteira.
Mas vamos voltar a questão dos ponto de distância. Acredite, isso ajuda a definir a perspectiva, são passos que vão te levar a independencia no desenho de perspectiva.
Vejam essa foto. Ela foi tirada a 420 metros. O plano de perspectiva está a 740 metros. Bem distante, não? Aqui tive que reduzir bastante para aparecerem os fugas.

Quanto mais panoramica a foto mais distante são os fugas.
Veja a ampliação do prédio de onde obtive os fugas:

Parece isométrica a perspectiva, não? Se eu fosse desenhar só esse detalhe a isométrica resolveria bem o desenho e não precisariamos do fuga. Lembra lá no tópico que eu disse que o fuga de uma isométrica está no infinito? Leia infinito como uma distancia muito grande, fora do papel, que nenhuma régua vai ajudar nesse fuga.
Mas vamos voltar ao assunto. Lembra que eu disse que a foto foi tirada a 420 metros de altura e que o plano de perspectiva está a 740 metros?
Como eu sei a altura? Hehe, eu sabia a altura de um prédio, calculei mais ou menos quantos prédios dariam até a linha do horizonte, daí foi fácil, projetei as linhas de fuga sobre a foto e obtive a distancia do ponto de diagonal e de fuga.... mas não se preocupem, isso é teoria, eu chamo de fotometria, chique não?
O importante não é isso, é importante vcs saberem que desenhos que pegam coisas gigantescas como o desenho de uma casa, porto, industria, cidades, precisam de mais distancia entre os fugas, certo?
Colocado bem esta noção podemos partir para o próximo ponto. Espero que estejam me acompanhando, cada ponto de noção de como funciona é importante para o entendimento geral. bounce Basketball

Arteiro Verde

Ver perfil do usuário

Dois pontos de fuga

Mensagem  Arteiro Verde em Sab Ago 01, 2009 3:06 am

Nesta foto o fotografo usou uma ângular maior, ou grande angular, percebem que o fuga está a 2 metros do ponto de distancia. Ao desenhar com um fuga deste dá o mesmo efeito:

Fugas mais próximas que isso deixam o desenho distorcido, assim como quando usamos um angular na fotografia bem grande, chamada de olho de peixe. Ah, percebem que o fotografo tinha a mesma altura de olhos da nossa personagem? a linha de horizonte coincide com a altura dos olhos dela.
Está entendido essa parte???
Preciso saber realmente, pois a partir disso que devemos partir para a construção de prédios.

E lembrem-se... a linha de horizonte é para onde fogem todas as linhas paralelas ao chão. Ela é muito importante

Arteiro Verde

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: